"...Para nós só as estradas contam. São elas que nos guiam - da pobreza à riqueza ou a outra pobreza, da servidão à liberdade ou à morte violenta. Elas fazem-nos promessas levam-nos, empurram-nos e depois abandonam-nos. E então morremos, tal como nascemos, à beira de uma estrada que não escolhemos." Maalouf, Amin (2004); Origens; Difel; Lisboa.
4.27.2011
Por Porto de Mós...
São estas as primeiras fotografias do Projeto Janelas de Portugal que, tal como os outros Projetos, tem como principal objectivo dar a conhecer pequenos aspectos do nosso património, da nossa cultura, enfim, da nossa História e Identidade.
Começámos por Porto de Mós, uma pequena, mas simpática, vila do distrito de Leiria, implantada em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
A primeira é de tempos medievais, do castelo de Porto de Mós; a segunda faz parte do mural de janelas da Câmara Municipal da vila.
As restantes são de casas privadas situadas no centro histórico.
Castelo de Porto de Mós
São magníficas estas portas de arco quebrado existentes no castelo de Porto de Mós, tal como em muitos outros espalhados pelo país.
4.18.2011
Casa Alpendrada - Marinha Grande
Um bonito alpendre que dá o nome a esta casa típica da Marinha Grande - a casa alpendrada! Está, atualmente, transformada numa livraria.
4.17.2011
Capela de Nossa Senhora do Monte - Santarém
Esta capela pertenceu a uma leprosaria no século XII, tendo sido abandonada em 1292, com a mudança do hospital. No século XVI foi restaurada em moldes renascentistas. A capela revela, na sua arquitetura, os momentos artísticos pelos quais passou: arcos ogivais, imagens do século XVI e azulejos do século XVII. A riqueza artística deste templo provem, sobretudo, da campanha quinhentista de restauro. Destaca-se o alpendre colunado, nas fachadas principal e sul. (informação retirada de - http://www.igogo.pt/capela-de-nossa-senhora-do-monte-2/)
Donelas (c. Aguiar da Beira, d. Guarda)
Perdido pelo distrito da Guarda, fui ao encontro de algum património construído e natural também perdido!
4.14.2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)