Decorre no dia 14 de maio de 2011, às 21:30h, a XVI Feira/Exposição Nacional do Trajo ao Vivo, organizada pelo Município de Porto de Mós.
"...Para nós só as estradas contam. São elas que nos guiam - da pobreza à riqueza ou a outra pobreza, da servidão à liberdade ou à morte violenta. Elas fazem-nos promessas levam-nos, empurram-nos e depois abandonam-nos. E então morremos, tal como nascemos, à beira de uma estrada que não escolhemos." Maalouf, Amin (2004); Origens; Difel; Lisboa.
5.21.2011
5.18.2011
Lançamento do livro O Sagrado e o Profano em Choque no Confessionário. O delito de solicitação no Tribunal da Inquisição. Portugal 1551-1700, de Jaime Ricardo Gouveia, dia 20 de maio de 2011, sexta-feira, 21:00h. A apresentação ocorrerá na Câmara Municipal de Moimenta da Beira, e estará a cargo do Prof. Doutor José Pedro Paiva.
5.17.2011
Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho em Portugal (1256-1834), é o título da nova obra de Carlos A. Moreira Azevedo. Publicada pelo Centro de Estudos de História Religiosa (UCP), consiste numa edição crítica da obra de Frei Domingos Luís Vieira (OESA), manuscrita em três volumes novecentistas, que se conservam hoje na Biblioteca do Seminário Maior do Porto.
5.03.2011
Castelo de Santarém - Portas do Sol
Erguido sobre um castro por onde passaram fenícios, gregos, romanos, visigodos e árabes, o castelo de Santarém foi conquistado e reformado no reinado de D. Afonso Henriques e acrescentado e restaurado ao longo dos séculos seguintes, até à época das lutas liberais. Os troços de muralha envolvem o planalto sobranceiro ao rio Tejo, onde se ergue a cidade de Santarém e das oito portas que existiam restam apenas duas: a de Santiago e a do Sol. Esta está situada na zona da antiga alcáçova, transformada no jardim público e miradouro conhecido por Portas do Sol.
(Fonte: http://www.lifecooler.com/Portugal/patrimonio/MuralhasePortasdeSantarem)Porta da Torre das Cabaças
A Torre das Cabaças é uma torre relógio, da qual se conhece a sua introdução em Portugal desde os primórdios do século XV. A designação popular fixou-se nos finais do século XVIII, derivada das sete cabaças de barro colocadas na estrutura de ferro que suporta o enorme sino de bronze datado de 1604. As cabaças, identificadas como sendo as cabeças ocas dos vereadores municipais, numa tradição anedótica reportada ao tempo de D. Manuel I, servem de caixa de ressonância no tanger das horas, espalhando o som em várias direcções. A Torre foi construída em meados do século XV e da sua altura de 26,8m avistam-se os campos de Santarém em redor. Funciona aí, atualmente, o Núcleo Museológico do Tempo.
(Fonte: http://martarib.tripod.com/torre_das_cabacas.htm).
(Fonte: http://martarib.tripod.com/torre_das_cabacas.htm).
Fonte das Figueiras - Santarém
Obra que data do século XIV, é um dos raros exemplos que chegaram até aos dias de hoje da arquitectura civil gótica e de abastecimento de água às populações na Idade Média portuguesa. (fonte: Instituto Português do Património Arquitectónico)
Subscrever:
Mensagens (Atom)